Meta (:

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

E.C.A~*


O que é ECA?

ECA é o acrônimo ( a combinação) de Efedrina, Cafeína e Aspirina. Tal combinação mostrou-se eficiente na perda de peso estudo após estudo. A efedrina é, tecnicamente falando, um beta-agonista e um estimulante do SNC; uma “prima” da adrenalina, que manifesta efeitos similares quando ingerida.

Como ECA funciona?

A efedrina funciona estimulando a glândula adrenal a secretar efinefrina. Esse hormônio liga-se aos receptores alfa e beta das células, e isso, entre outras coisas, causa a liberação da gordura acumulada para utilização como fonte de energia. A cafeína ajuda no efeito termogênico inibindo a liberação de algumas substâncias que amenizam os efeitos da efedrina. Aspirina funciona de modo similar à cafeína, inibindo um mecanismo de feedback. Beta-agonistas, como a efedrina, são sabidamente agentes anticatabólicos, ou seja, ajudam a conservar a massa muscular durante dietas.

Usar ECA não é perigoso? Não é ilegal?

Indivíduos com pressão alta ou quaisquer problemas cardíacos devem consultar um médico antes de usar ECA. Tanto a efedrina quanto a cafeína são estimulantes do SNC e farão com que os batimentos cardíacos sejam acelerados. A maioria das pessoas adapta-se aos efeitos da ECA ao longo do tempo (a estimulação ao SNC diminui, mas seus efeitos termogênicos não). A efedrina foi relacionada com mortes, entretanto, apenas em doses absurdamente elevadas. É um medicamento vendido livremente; sua utilização na medicina é direcionada aos que sofrem de asma.
Onde posso adquirir ECA?

A efedrina sozinha não é mais vendida, mas é comumente encontrada em conjunto com outras substâncias em remédios para asmáticos (por exemplo, finilasma, franol). Pseudoefedrina não é a mesma substância e não manifestará os efeitos desejados (“pseudo” significa falso). Pílulas de cafeína são livremente comercializadas, sendo as farmácias de manipulação os locais mais práticos para adquiri-las na dose apropriada para seus fins. A aspirina, caso utilizada, não deve ser substituída por qualquer outro analgésico, apenas o ácido acetil-salicílico tem as propriedades desejadas.
Quais são as doses recomendadas para a ECA?

Efedrina: 20mg
Cafeína: 200mg
Aspirina: 50-325mg (uma a três vezes ao dia)


É recomendável que a ingestão de ECA não seja constante. Por exemplo, utilize cinco dias e pare dois, ou apenas a utilize nos dias de treinamento, assim seu corpo terá algum tempo para se restabelecer.

A aspirina é realmente necessária?

A aspirina, teoricamente, aumentaria os efeitos estimulantes da efedrina e da cafeína, mas caso ela acarrete alguma inconveniência, pode-se dispensá-la sem que os efeitos termogênicos sejam muito comprometidos.


--------------------------------------------------

As informações desse artigo não devem ser seguidas ao pé da letra, antes de tudo é bom procurar por relatos de outras pessoas e ver como seguiram o ciclo de EC, principalmente os colaterais. Eu mesma achei melhor começar com 7,5 mg de efedrina (meio Franol) e não 20 mg como aconselha no texto. O mais correto é usar a proproção de 1:10:15 em um composto ECA, ou seja, se usar um comprimido de Franol que contém 15 mg de efedrina, tem que usar 150 mg de cafeína e 225 de aspirina (15:150:225)

2 comentários:

  1. é uma pena em portugal ser proibida a venda :S ando à procura de substitutos de efedrina mas é complicado :x
    já experimentei só a aspirina com cafeina.. mas acho que o resultado que tive foi só da cafeina
    se souberes de mais avisa :)
    beijinhos** Rita :)

    ResponderExcluir
  2. Eu posso tomar efedrina com anticoncepcional?

    ResponderExcluir